sábado, 22 de março de 2014

RAW OU JPEG?

Com certeza você já ouviu falar de JPEG, mas provavelmente nunca escutou falar de RAW ou o que já ouviu são poucas informações.

Nessa postagem, falaremos rapidamente sobre esses dois formatos de imagem mais comuns utilizados pelas câmeras digitais.

JPEG/JPG:

Este é o mais famoso e o mais usado pelas câmeras digitais (principalmente pelas compactas e superzoom's). O JPEG é um método de compressão com perda de dados. Os algoritmos são baseados em uma conta matemática para descartar as partes menos significativas. Como o JPEG é uma compactação com perdas, haverá perda de dados a cada vez que o mesmo arquivo for editado e salvo. Os efeitos mais notáveis serão pequenos artefatos que devem aparecer na imagem.  

RAW – Significa Cru

RAW, palavra em inglês que significa “cru” (Pronuncia-se "Ró" ), é o nome dado à imagem "bruta" sem qualquer tipo de compactação, processamento ou perda de qualidade, que fornece uma possibilidade maior de edição final. Ele também é conhecido como o negativo digital e com isso possibilita uma edição sem perdas independentemente da quantidade de vezes que o arquivo for editado e salvo. Este tipo de arquivo costuma ser aproximadamente de duas a cinco vezes maiores que uma imagem em JPEG e é mais utilizado nas câmeras DSLR’s.


Sendo assim, depois de vermos a diferença entre os dois formatos, podemos dizer que o JPEG é o formato ideal para fotografarmos algo que não nos exija uma qualidade superior posteriormente. Já quando for o contrário, devemos utilizar o RAW para obtermos uma qualidade de imagem superior e ter um resultado de maior qualidade. Lembramos que nem todas as câmera (compactas e superzoom’s) possibilitam fotografar em RAW. Verifique a disponibilidade da sua câmera consultando o manual do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário